segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Programa de D. Processual Penal com Lyra Filho e Warat


 

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências Jurídicas

 

 

I – IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
Nome
Processo Penal I
Curso
Direito
Código

DIR5724

Número horas-aula
--
Ano
2012.2
Turmas: --
Noturno
Dias e horários
--
Professora/discente
Alexandre Morais da Rosa – Athanis Rodrigues

II – EMENTA
Projeta-se a possibilidade de se analisar as propostas teóricas na produção jurídico-literária de Roberto Lyra Filho e Luis Alberto Warat, na transição teórica  do direito como processo ao direito como interpretação, e a possibilidade de fornecerem a crítica de algumas dimensões do processo penal, sobretudo ao seu núcleo principiológico e ao sistema de produção de provas que lhe é peculiar (na busca e/ou formulação de uma “verdade real”). Justifica-se a proposta pela disseminação da obra destes dois juristas nas Universidades brasileiras, reconhecidos nacionalmente pela importância de suas exegeses e pela espistemologia tipicamente latinoamericana que marca seus escritos.

III – OBJETIVOS


Objetivo Geral:
Fornecer um panorama geral sobre a obra de Roberto Lyra Filho e Luis Alberto Warat, e sua importância para a discussão processualística penal brasileira, nas searas da principiologia e da produção de provas.

Objetivos Específicos:
a)       Situar o as propostas analíticas de cada um dos autores, separadamente, a partir das matrizes teóricas de cada um;
b)       Cotejar as propostas teóricas dos autores com a dogmática penal vigente encontrada nos tradicionais cursos e manuais de processo penal;
c)       Comparar as obras dos autores para verificar no que se aproximam, no que se distanciam, e como aplicar estes conhecimentos na discussão de modelos teóricos para o conhecimento do direito brasileiro, bem como aplicá-los ao Processo Penal.


IV – CONTEÚDO
1.       O contexto sociopolítico e a biografia de cada autor: sua importância teórica para o ensino e a aplicação do direito no Brasil.
2.       Os marcos teóricos de Roberto Lyra Filho e Luis Alberto Warat.
3.       Roberto Lyra Filho e o direito como processo. Luis Alberto Warat e o direito como interpretação.
4.       A proposta lyra-waratiana como processo dialético interpretação-intervenção. Qual modelo teórico serve ao Brasil?


V – METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, discussões em roda sobre textos específicos dos autores e apresentação de vídeos.

                                                          
VIII – BIBLIOGRAFIA
Básica
CUNHA, Rosa Maria Cardoso da; WARAT, Luis Alberto. Ensino e saber jurídico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1977.

LYRA FILHO, Roberto. Karl, meu amigo: diálogo com Marx sobre o direito Porto Alegre: Fabris, 1983.

______. Por que estudar direito, hoje? Brasília: Ed. Nair, 1984.

WARAT, Luis Alberto. O amor tomado pelo amor: crônica de um sentimento desmedido.

______. Os quadrinhos puros do direito. In: Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Jr, Aires Rover, Cláudia Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004. V. 1.

Complementar

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Sampaio. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

______. A verdade e as formas jurídicas. 3. ed. Tradução de Roberto Machado e Eduardo Morais. Rio de Janeiro: NAU, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

KAFKA, Franz. O processo. Tradução Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

LYRA FILHO, Roberto. O que é direito. 17. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Primeiros passos, 62).

______. Para um direito sem dogmas. Brasília: Ed. Nair, 1984.

WARAT, Luis Alberto. A digna voz da majestade: linguística e argumentação jurídica, textos didáticos. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Jr, Aires Rover, Cláudia Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004. V. 4.

______. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Jr, Aires Rover, Cláudia Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004. V. 1.
Filmes
Muito além do Cidadão Kane. Simon Hartog.
Ônibus 174. José PadilhaFelipe Lacerda.
O veneno está na mesa. Silvio Tendler.

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